quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Querendo fomentar a criatividade? Aprenda com a PIXAR!


Como a Pixar promove a criatividade coletiva: idéias insólitas e inesperadas.

Um robô se apaixona em um mundo pós-apocalíptico, enquanto que um ratinho francês quer ser um chef de cuisine, ao mesmo tempo que
uma família de super-heróis derrota um vilão sedento de poder.

O Estúdio de Animação Pixar está transformando estas e outras novas idéias em filmes de sucesso. Mas de que forma? Como explica Edwin Catmull, cientista da computação gráfica e um dos diretores da Pixar e da Walt Disney Animation, os diretores da Pixar descobriram práticas potentes para a estruturação e funcionamento de uma organização criativa; são escritores, artistas e outras mentes criativas disponíveis, o que só aumenta a margem de manobra para tomar decisões, fazendo com que cada profissional possa estar seguro do feedback que terá em suas obras inacabadas e também para tirar de projetos que fracassaram, experiências valiosas para que não se repitam os mesmos erros no futuro.. O esforço valeu a pena: a Pixar já acumulou uma trajetória única de sucesso e é a  líder em animação por computador.




Debater criatividade é muito relevante hoje em dia. Sociólogos como Domenico de Masi defendem que estamos em uma era, chamada de pós-industrial, em que os trabalhos que envolvem criatividade serão os que mais crescerão, tornando-se o principal motor da economia.

Uma boa leitura: "O Ócio Criativo"; nesta obra, nele o autor explica quais foram as transformações sociais que nos trouxeram até esta “era pós-industrial”, quais as suas característica e como incentivar a criatividade e se adaptar a esse novo contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário